Visite o consórcio dos municípios de Assis Brasil - Brasiléia - Epitaciolândia - Xapuri - Capixaba

Iniciativa MAP

Assis Brasil, 7 de outubro de 2011 – Um dos princípios da iniciativa MAP (Madre de Dios - Acre - Pando) é ser um meio, não um fim. Ela busca um desenvolvimento integrado e justo e não compete com boas praticas nem com políticas publicas existentes. A iniciativa preenche vazios, abordando desafios não satisfatoriamente abordados, procurando antecipar o futuro. A iniciativa quer ser generosa, compartilhando conhecimento e informação com a comunidade. Depois de doze anos, a sua organização (em mesas e Mini MAPs temáticos) precisa ser revisada, podendo se pensar em um modelo de uma rede dinâmica, conforme às necessidades das ações e dos projetos em execução. A participação é voluntária, todos podem contribuir, havendo funções centrais de priorização e coordenação.

A iniciativa MAP deve resgatar a sua memória, começando pelo acervo de artigos publicados no site map-amazonia.net (site fora do ar). Precisa se retomar o dialogo sobre o resgate e a transferência da informação. Posteriormente deve ser definida a futura forma de registro, divulgação e disponibilização da informação. A visibilidade da iniciativa deve melhorar e ser mais permanente. As pendências dos acordos e compromissos do Fórum VIII em Puerto Maldonado devem ser avaliadas. A iniciativa deve revisar também as mensagens das 7 cartas publicadas nos Fóruns anteriores.

A crescente dinâmica e os impactos regionais da globalização (migrações etc.) e das mudanças requerem de respostas, através de políticas publicas e governança. A instabilidade política e a rotatividade dos governos afetam as prioridades da iniciativa.

Participantes: Arleudo Batista, Foster Brown, Gustavo Reyes, Milton Jimenez, Armando Muñante, Miroslava Farias, José Menezes Cruz (Paraguaçu), Elsa Mendoza , César Aguilar (Pepe), Gislene Salvatierra, Enock Pessoa, Silton Melo, Pavel Jezek.

Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen