Visite o consórcio dos municípios de Assis Brasil - Brasiléia - Epitaciolândia - Xapuri - Capixaba

Iniciativa inovadora

Epitaciolândia, 15 de marco de 2011 – Há alguns meses esta operando na cidade de Epitaciolândia um novo empreendimento de reciclagem de materiais destinados para o descarte. Na Av. Amazonas 243, bairro Liberdade, esta instalada a empresa G. L. Maffi Reciclagem, com a oferta de comprar e beneficiar inicialmente plásticos, alumínio e papelão a preço de mercado local (foto à esquerda). Esta empresa tem contato com Plasacre de Rio Branco e outras empresas do ramo mais distantes que aproveitam os materiais que deixaram de servir à comunidade e iam causar dores de cabeça a quem se preocupa da coleta e da disposição de lixo.

As prefeituras municipais, por direito responsáveis pelo tratamento dos resíduos sólidos (lixo em linguagem técnica) e grande parte da comunidade da região, responsável de fato pela geração dos resíduos, vêem esta iniciativa com bons olhos, considerando que ela representa uma oportunidade de um desenvolvimento diferente: menos desperdício e mais sustentabilidade.

A reciclagem de materiais re aproveitáveis pode gerar emprego e renda (foto no meio) e, de qualquer maneira, fecha os círculos da economia de vários tipos de embalagens numa região que importa a grande parte dos seus produtos de consumo. Aproveitar e devolver estes materiais à utilidade significa criar novos valores para a nossa economia, deixar de sobre carregar de lixo o nosso meio ambiente e ajudar a construir o caminho para um desenvolvimento mais inteligente.

O desafio agora é abastecer a empresa com suficiente quantidade e qualidade de materiais de plástico (garrafas PET, diversos tipos de folhas e embalagens plásticas), latas e restos de alumínio, inclusive papelão) para consolidar a sua viabilidade econômica. Os preços de compra não podem ser altos na nossa região, em vista do custo de transporte ate os mercados de processamento e venda dos produtos reciclados (foto à direita).

Entrega e informação: Gerson (68) 9986-9332, Av. Amazonas 243, Epitaciolândia (por favor, faça sua parte!).

1 Kommentar:

  1. Parabéns pela iniciativa, precisamos de mais exemplos como esse, diante da real necessidade de usarmos com mais sabedoria os nossos recursos naturais...

    Willian Flores
    Prof. UFAC

    AntwortenLöschen